domingo, 21 de junho de 2009

Sonho de um Solstício de Verão



O sol entra no solstício de Verão hoje, dia 21 de Junho, às 6h46 da manhã.

É durante este dia que se celebra LITHA, uma festividade celta, que comemora e honra o elemento SOL como símbolo da VIDA. Certamente não por acaso, o mesmo dia em que celebro o meu nascimento.

O Solstício do Verão acontece quando o Sol atinge o Trópico de Cancer e se experimenta na Terra, a noite mais curta e o dia mais longo do ano.

Nesta noite, festeja-se a despedida do reinado do Deus do Carvalho (Senhor do Ano Crescente) e o início do reinado do Deus do Azevinho (Senhor do Ano Decrescente) que durará até Yule (solstício de Inverno), em oposição, o dia mais curto do ano.

Os antigos Povos da Europa acreditam que esta noite é propícia ao encontro com criaturas mágicas como fadas e duendes, que andam a correr pelos campos e florestas. Talvez a minha ligação, desde sempre, ao universo místico das fadas e criaturas da floresta, não seja indiferente ao facto de ter nascido neste dia...

Todas as formas de magia (especialmente as do amor) são extremamente potentes na véspera do Solstício do Verão, e acredita-se que aquilo que for sonhado nesta noite se tornará realidade.

Sem comentários: