segunda-feira, 28 de junho de 2010

Parabéns Doulas de Portugal!



Foi há 5 anos que demos à luz esta ideia, este desejo, esta vontade, de ver um país devolver o parto às mulheres, de ver um país respeitar as suas mulheres como seres humanos inteiros, físicos, mentais, emocionais, espirituais, sexuais. Mulheres inteligentes, livres, informadas, responsáveis e donas de si próprias.

São cinco anos a testemunhar o poder transformador e libertador de um parto respeitado, acarinhado, de um parto bem vivido.
O poder de mudar uma mulher, de a tornar mais confiante em si, no seu corpo.
O poder de mudar o mundo.

Cinco anos a sentir e perpetuar este elo de AMOR!
Cinco anos ao lado das mães, a passar a palavra, a estender a mão, a alargar o círculo, a unir as nossas vozes, que dizem:
O Parto é nosso e é belo!

Foi há 5 anos mas parece que foi há uma geração atrás... em que Portugal estava às escuras... os partos eram objecto de um mesmo protocolo cego às necessidades e desejos de cada mulher, desejos que muitas vezes nem eram manifestados, não se sabia que podia ser diferente... Parto na água, parto em casa, parto de cócoras, eram acontecimentos exóticos de qualquer outra parte do mundo... havia medo, havia silêncio, havia o desconhecido. A palavra "doula" era (literalmente) grego para as portuguesas!... Hoje é falada nos meios de comunicação social com frequência.
Hoje muita coisa mudou e muita mais ainda vai mudar.

Os desafios pela frente são imensos. Estamos cá para continuar a lutar, questionar, aprender, reflectir, evoluir, juntas, com todos os parceiros deste cenário que é a humanização do parto em Portugal. Com voz que se faz ouvir.
Hoje as mulheres portuguesas que reclamam conscientemente para si o poder dos seus partos não têm ainda um caminho fácil, mas não estão sozinhas. E têm opções, porque as conhecem!

E só por isso, já valeu a pena!

5 comentários:

Karlota disse...

E foi exactamente há cinco anos atrás que tive a graça de cair nas mãos de uma linda Doula a qual acordou a minha natureza de "mãe" adormecida ! Obrigada pelo carinho, guardado sempre com muito carinho..Karla Cysne

tagskie disse...

hi.. just dropping by here... have a nice day! http://kantahanan.blogspot.com/

Susana disse...

Tens ideia da diferença que fazes no mundo? Tens ideia da diferença que fizeste na minha vida, na minha família? Às vezes penso quem seria eu hoje sem os teus pós de fada? Que mãe seria? Que mulher seria eu? Agradeço ao universo por me ter dado este presente, esta fada, este anjo, a Mãe anjo, a primeira de muito outros anjos que voam hoje por aí espalhando o teu pó... Parabéns minha doula, Parabéns Doulas do mundo! Obrigado por existirem! Susana Cheis

Carla Guiomar disse...

Obrigada querida prima, mulher maravilhosa... que bonito tributo este que aqui deixas! Que fiz eu senão reflectir a luz que trazes dentro de ti? Grata estou eu também, imensamente! Que felicidade é ter uma mulher tão especial, tão serena, tão sábia e poderosa na minha família. Que privilégio poder ter partilhado momentos tão especiais contigo e com os teus, e sentir o caminho tão belo que ainda temos pela frente, juntas, sonhos comuns e muitas aventuras para partilhar! Um abraço cheio de amor!

Carla Guiomar disse...

Querida Karlota! Obrigada pelas palavras e pelo carinho, minha doce amiga! Parabéns também a ti e ao Gui nesta data especial! :)